Sugestões para leitura




1. Políticas de inclusão escolar: um estudo sobre a classe hospitalar no Brasil (link)

Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Uyara Soares Cavalcanti Teixeira, Mário José de Souza, Pedro Paulo Pereira Ramos

Resumo

Este estudo objetiva apresentar um quadro teórico, metodológico e documental das produções científicas sobre classes hospitalares no Brasil. Caracteriza-se como estudo bibliográfico, valendo-se do método de Revisão Sistemática. Como resultados, apresenta a predominância da pesquisa qualitativa como metodologia de estudo; a proveniência de publicações vinculadas a instituições federais de ensino; recorrência de estudos focados em atividades de formação docente e sondagem sobre percepção de acompanhantes a respeito de atendimentos pedagógicos realizados no âmbito hospitalar. Contribui com uma matriz de referência teórico-documental, servindo de base para estudos sobre o tema.

2. Proposta de ensino de variação diatópica em aulas de língua portuguesa para classe hospitalar (link)

Wânia Elias Vieira Oliveira

Resumo

O presente trabalho apresenta como objetivo principal desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, utilizando um aplicativo voltado para o estudo da variação diatópica de itens lexicais referentes ao corpo humano nas aulas de Língua Portuguesa de duas classes hospitalares. Os objetivos específicos da pesquisa são: (i) desenvolver a proposta pedagógica para a criação de um aplicativo; (ii) avaliar, por meio de intervenção pedagógica, o aplicativo junto aos educandos de classes hospitalares; (iii) colaborar com a ampliação do acervo lexical dos educandos envolvidos; (iv) contribuir com o professor de Língua Portuguesa, oferecendo um recurso tecnológico para o ensino de variação diatópica; (v) contribuir para que os educandos ampliem seu conhecimento acerca da variação semântico-lexical de caráter diatópico referente às partes do corpo humano; (vi) contribuir para que o alunado tenha uma postura crítico-reflexiva em relação ao preconceito linguístico. Despertaram o nosso interesse pelo tema a falta de trabalhos e de discussões que envolvem o ensino de Língua Portuguesa em classe hospitalar, especificamente, a variação semântico-lexical e o uso de recursos tecnológicos que sejam capazes de despertar no educando o desejo de aprender de maneira prazerosa. Dessa maneira, buscamos em pesquisas teóricas sobre a classe hospitalar, o léxico e a variação linguística, um suporte teórico para elaborarmos os planejamentos e as atividades pedagógicas com a finalidade de nos orientar para o desenvolvimento do aplicativo. Voltamos para a variação semântico-lexical com foco na variação diatópica de itens lexicais do corpo humano. Os aspectos teóricos relacionados à variação linguística, Sociolinguística, tipos de variação, Dialetologia, Geolinguística, Sociogeolinguística e norma também estão presentes em nossa pesquisa. A fundamentação teórica para nossas discussões e para a elaboração das atividades pedagógicas e desenvolvimento do aplicativo pautou-se em pesquisadores ligados às temáticas supramencionadas, dentre eles: Fonseca (2008), Matos e Mugiatti (2008), Assis (2009), Albertoni (2014), Fernandes et al. (2014), Barbosa (1978; 1990; 1997); Cardoso (2010); Coseriu (1979; 1980); Bagno (2003; 2007; 2013); Faraco (2008; 2012); Preti (2003); Labov (2008). Desenvolvendo este trabalho, por meio da metodologia da pesquisa-ação, ressaltamos que as mediações de aprendizagem e as atividades realizadas de maneira interativa em classe hospitalar foram de suma importância para que o alunado desenvolvesse uma nova forma de ver e de olhar para a língua que usam. A utilização do aplicativo e o corpus coletado mostram que, durante a intervenção pedagógica, colaboramos bastante na desconstrução e desmistificação do que eles traziam sobre a concepção de língua como algo rígido e imposto. Constatamos que nosso trabalho conseguiu trazer resultados positivos, embora tenhamos consciência de que não alcançamos a totalidade dos educandos das classes hospitalares de Goiânia. Por meio desta pesquisa, entendemos que o trabalho com variação semântico-lexical em classe hospitalar é necessário e que muito contribui com a perspectiva inclusiva de educação para todos.

3. Educação Hospitalar em Goiás: um relato sobre o Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) (link)

Juscélia Carvalho Souza Moraes
Wânia Elias Vieira de Oliveira


4. Histórias (In)Visíveis do Ensino Especial (link)
Organizadoras: Yara Fonseca de Oliveira Silva
Wânia Elias Vieira de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário