CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CLASSES HOSPITALARES (FPCH)
O Curso de
Formação de Professores para Classes Hospitalares é uma realização conjunta do
NAEH/SEDUCE e UFG e compreende 120h de atividades presenciais e a distância,
sendo, portanto, uma curso na modalidade semipresencial. Além da interação
entre os participantes por meio de recursos da Internet, serão realizados seis
encontros presenciais para socialização dos resultados dos estudos de caso
apresentados.
O curso tem
orientação da metodologia Problem
Based Learning(PBL), do Estudo
de Caso, uma estratégia ativa de ensino e aprendizagem, e de um novo
conceito de Ambiente de Gestão
da Aprendizagem, ou simplesmente conceito H. Nesta concepção, o ambiente
virtual de aprendizagem é toda a Internet e a sala, denominada H, é um ambiente
para gestão, não constituindo o ambiente mesmo de aprendizagem, mas o ambiente
de orientação de novas descobertas.

Confira a reportagem do site da SEDUCE sobre o Curso FPCH no link.
Acesse o
material do curso, estude os casos apresentados e melhore ainda mais sua
prática pedagógica junto a alunos de classes hospitalares ou de atendimento
educacional domiciliar.
ABERTURA DO CURSO FPCH
“A maior
riqueza de um homem é a sua incompletude. E nisso eu sou abastado" -
Manoel de Barros.
“Eu quase
que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa" - Guimarães
Rosa
Trazendo palavras de Manoel de
Barros e Guimarães Rosa, a Profa. Wânia Elias, Coordenadora do NAEH, deu as
boas vindas aos participantes do Curso de Formação de Professores para Classes
Hospitalares, cuja abertura aconteceu na segunda-feira, 04.05, no período
matutino e vespertino.
Nesta mesma
direção, o Prof. Cleomar, Coord. do MediaLab/UFG, desafiou a todos ao
apresentar a proposta do curso: desconfiar de tudo que vem pronto e não ter
medo de aprender por si mesmo e colaborativamente.

Foi um dia
muito proveitoso e a sensação é de que temos, como disse a professora
Elisângela, da Equipe Multiprofissional de Goiânia, um grande desafio pela
frente:”eu sei que para nós vai ser um desafio porque estamos acostumados
com a compartimentalização do conhecimento. Mas eu sei que vai ser um caminho
de aprendizado e de troca muito compensador”.
Para assistir ao vídeo da sessão de abertura do Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares e conhecer a proposta do curso de formação, clique aqui ou assista abaixo.
Atenção:
você pode comentar os materiais, os casos, os textos apresentados, postar suas
dúvidas ou trocar ideias e experiências com o grupo por meio da seção Comentários deste blog.
CASOS PARA
ESTUDO
Entendemos que esta formação é muito
importante para nossa atividade profissional, para nossa qualidade de vida e
para a qualidade do atendimento educacional que prestamos a alunos afastados
das classes regulares por motivo de tratamento de saúde ou convalescença. Os casos
apresentados podem ser estudados individualmente e, em seguida, discutidos com
os demais, por meio da seção Comentários deste Blog.
O caso da
Professora Odete – aborda aspectos pedagógicos
O caso da
Professora Joana – aborda ...
O caso da
Professora Marilda – aborda aspectos relacionados a transtornos emocionais
O caso da
Professora Mileide – aborda aspectos relacionados à saúde
emocional do trabalhador em classes hospitalares: dor, sofrimento, luto e
morte.
Vídeo das
apresentações sobre o caso Mileide (manhã)
LEITURAS COMPLEMENTARES:
documentos e textos para estudo
- Projeto HOJE
- NAEH: o que é e como funciona
- Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações
- Capacitação de professores de Classe Hospitalar em relação professor-aluno/paciente na perspectiva balintiana
- Atenção em saúde mental
- Biossegurança em classes hospitalares
- Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde
- O ensino na perspectiva dos Grupos Balint: um espaço de reflexão sobre o encontro do estudante de Medicina com o seu paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário