Formação Continuada




CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CLASSES HOSPITALARES (FPCH)

O Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares é uma realização conjunta do NAEH/SEDUCE e UFG e compreende 120h de atividades presenciais e a distância, sendo, portanto, uma curso na modalidade semipresencial. Além da interação entre os participantes por meio de recursos da Internet, serão realizados seis encontros presenciais para socialização dos resultados dos estudos de caso apresentados.


O curso tem orientação da metodologia Problem Based Learning(PBL), do Estudo de Caso, uma estratégia ativa de ensino e aprendizagem, e de um novo conceito de Ambiente de Gestão da Aprendizagem, ou simplesmente conceito H. Nesta concepção, o ambiente virtual de aprendizagem é toda a Internet e a sala, denominada H, é um ambiente para gestão, não constituindo o ambiente mesmo de aprendizagem, mas o ambiente de orientação de novas descobertas.




Confira a reportagem do site da SEDUCE sobre o Curso FPCH no link
Acesse o material do curso, estude os casos apresentados e melhore ainda mais sua prática pedagógica junto a alunos de classes hospitalares ou de atendimento educacional domiciliar.



ABERTURA DO CURSO FPCH

“A maior riqueza de um homem é a sua incompletude. E nisso eu sou abastado" - Manoel de Barros.

“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa" - Guimarães Rosa

Trazendo palavras de Manoel de Barros e Guimarães Rosa, a Profa. Wânia Elias, Coordenadora do NAEH, deu as boas vindas aos participantes do Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares, cuja abertura aconteceu na segunda-feira, 04.05, no período matutino e vespertino.


Nesta mesma direção, o Prof. Cleomar, Coord. do MediaLab/UFG, desafiou a todos ao apresentar a proposta do curso: desconfiar de tudo que vem pronto e não ter medo de aprender por si mesmo e colaborativamente.




Foi um dia muito proveitoso e a sensação é de que temos, como disse a professora Elisângela, da Equipe Multiprofissional de Goiânia, um grande desafio pela frente:”eu sei que para nós vai ser um desafio porque estamos acostumados com a compartimentalização do conhecimento. Mas eu sei que vai ser um caminho de aprendizado e de troca muito compensador”.




Para assistir ao vídeo da sessão de abertura do Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares e conhecer a proposta do curso de formação, clique aqui ou assista abaixo.


Atenção: você pode comentar os materiais, os casos, os textos apresentados, postar suas dúvidas ou trocar ideias e experiências com o grupo por meio da seção Comentários deste blog.

CASOS PARA ESTUDO

Entendemos que esta formação é muito importante para nossa atividade profissional, para nossa qualidade de vida e para a qualidade do atendimento educacional que prestamos a alunos afastados das classes regulares por motivo de tratamento de saúde ou convalescença. Os casos apresentados podem ser estudados individualmente e, em seguida, discutidos com os demais, por meio da seção Comentários deste Blog. 

O caso da Professora Odete – aborda aspectos pedagógicos
Vídeo das apresentações sobre o caso Odete (manhã/ tarde)

Vídeo das apresentações sobre o caso Joana (manhã/ tarde)

O caso da Professora Marilda – aborda aspectos relacionados a transtornos emocionais 
Vídeo das apresentações sobre o caso Marilda (manhã/ tarde)

O caso da Professora Mileide – aborda aspectos relacionados à saúde emocional do trabalhador em classes hospitalares: dor, sofrimento, luto e morte.
Vídeo das apresentações sobre o caso Mileide (manhã)







Nenhum comentário:

Postar um comentário