segunda-feira, 18 de maio de 2020

Experiência na aula de Química em Bom Jesus


Após a mediação de aprendizagem da disciplina de Química para a aluna matriculada na 3ª série do Ensino Médio, na qual foi desenvolvido o conteúdo funções oxigenadas e funções nitrogenadas, a professora propôs à aluna que fizesse uma experiência com gelatina, utilizando os elementos e objetos que tinha em casa, e que realizasse um vídeo registrando sua experiência. Ao planejar é feito a flexibilização do conteúdo, respeitando as necessidades da aluna. Neste processo de aula não presencial devido a pandemia do coronavírus aos educandos em condições especiais de saúde, a família participa intensamente e com frequência no processo de desenvolvimento e de aprendizagem de seus filhos.
O método didático utilizado foi de suma importância para dar legitimidade ao conteúdo ministrado, consequentemente, maior associação com as atividades e transformações químicas vistas no cotidiano.
Dessa forma, o experimento fez com que a aluna descobrisse como ocorre as transformações de modo prático, enriquecendo o aprendizado, principalmente, em relação à interação química da água com os componentes da gelatina e o estado físico da mesma percebido ao concluir a metodologia proposta.

Expectativa de Aprendizagem: Reconhecer o nome e as fórmulas estruturais das principais funções orgânicas: álcool, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas , fenóis, compostos nitrogenados, sulfurados e haletos, sempre que possível usando as moléculas mais simples.








Nenhum comentário:

Postar um comentário